Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA DA ALFAIATARIA




Considerada por muitos livros de História da Moda como uma das profissões mais antigas do mundo, o termo em inglês Tailor  existe desde 1927 e definia a profissão como " cortador de tecidos. Em português a palavra tem origem do árabe  alkhayyát  do verbo kháta que significa " coser ". 


A alfaiataria  teve inicio marcado no Renascimento, quando as pessoas começaram a valorizar os cortes de uma roupa e os tecidos usados para confecciona-las. A partir dai não era mais qualquer pessoa que poderia confeccionar sua própria peça de roupa, pois os gostos e os acabamentos passaram a ter  maior importância. 

Era preciso, então, um estudo mais aprofundado do corpo humano e mais de uma pessoa envolvida no processo e foi nesse momento em que o papel do alfaiate se destacou, antes sua importância se igualava de um tecelão, agora ele quem detinha um olhar mais direcionado para modelagem e o design das roupas.



Alfaiate Renascentista


O alfaiate era um estudioso letrado  precisava ter conhecimento de todo o processo de criação da roupa, se u olhar era refinado e ele conseguia inclusive selecionar o tipo de ovelha certa para produzir o tipo de lã certa. Seu papel era como os dos estilista atuais, escolhia os materiais mais adequados, orientava o tecelão para como confeccionar o tecidos, criava, modelava e costurava as roupas sob medida. Outro ponto importante é que os alfaiates tinham contato diretos com seus clientes e participavam dos grupos sociais mais seletos.

Ser alfaiate representava a perfeição em seu trabalho, uma vez que nessa época o trabalho de alfaiate não permitia erros, já que os tecidos eram raros caríssimos  e feitos de maneira artesanal, caso houve-se erros ele arcaria com custos e perderia seu status tão invejado.

Com ascensão do rei Luís XIV, o rei sol, a França tornou-se centro da moda e a corte representou as primeiras passarelas e isso fez com que a elite ostentasse toda sua riqueza  através das roupas, brocados , dourados , bordados e pedrarias aparecem nas roupas e foram copiadas no mundo todo exceto pelos britânicos. 

Com passar dos anos surge a revolução industrial e isso muda o rumo da História em diversos aspectos. No que diz respeito a História da Alfaiataria, esse foi o momento de ápice, pois neste momento surgia um grupo boêmio londrino que como forma de rebeldia, trocou as perucas brancas por cabelos cortados e os brocados e veludos por tons sóbrios de lã. Foi nesta época que surgiram os dândis, trazendo a alfaiataria- terno e gravata- como conhecemos a tona. Foi o ponto de partida para Londres virar uma referência em alfaiataria e a tão famosa Savile Row, conhecida até hoje por suas legendárias alfaiatarias, virar um simbolo da moda britânica.



Dândis

O homem moderno havia surgido, e o alfaiate, virado seu melhor aliado. Os dândis eram exemplos perfeitos de gentleman. Cultos, muito educados e com bom gosto que impressionava homens e mulheres. o seu ótimo senso estético era sempre motivo de ascensão, pela elegância, e decadência, pelo excesso de gastos, que acabava levando-os ao fundo do poço. Oscar Wilde, Charles Baudelaire e Beau Brummell representaram muito bem o que era ser um dândi e encheram os bolsos dos alfaiates da época.




No Brasil, os primeiros alfaiates chegaram com a corte portuguesa e foram passando seus conhecimentos por gerações. A profissão era umas das exercidas no pais, representando os comerciantes. A Conjuração Baiana, revolta a favor da proclamação da republica e da diminuição dos impostos, também conhecida como Revolta dos Alfaiates.

Hoje a alfaiataria voltou a ter a exclusividade que tinha quando começou. Poucos homens investem em peças feitas sob medida, mas esses dificilmente  voltam a comprar um terno fabrica em serie. O sob medida nunca perdera seu charme. 


Então é isso, até a próxima. 







Comentários

  1. É UM trabalho importante e quem viveu esta profição , com paixão é grato recordar e sentir a nostralgia de mais de meio seculo de atividade.
    podem ver o meu ultimo trabalho,no blog dos alfaiates em O ALFAIATE ATRAVES DOS TEMPOS

    ResponderExcluir
  2. É UM trabalho importante e quem viveu esta profição , com paixão é grato recordar e sentir a nostralgia de mais de meio seculo de atividade.
    podem ver o meu ultimo trabalho,no blog dos alfaiates em O ALFAIATE ATRAVES DOS TEMPOS

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estou fazendo um artigo e poderias me ajudar indicando algum livro de alfaiataria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desculpe a demora você pode estar utilizando este dois livros Alfaiataria - Modelagem Plana Masculina, Stefania Rosa ou Alfaiatarias: Radiografia de um ofício incomparável de Eduardo Motta este foi lançando em 2017. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. este meu projecto pretende perpetuar esta arte milenar, com mais de 60 anos de actividade, brevemente será lançado o meu manual para o alfaiate tradicional, onde pode encontrar tudo quanto o alfaiate deve saber para exercer com sucesso a sua profissão.
    V.GASPAR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO DOBRAR AS MANGAS DA CAMISA

Com as temperaturas em alta, uma boa maneira de conseguir aliviar  calor  para quem usa camisa de manga longa no dia a dia é dobrando as mangas. Neste post trago 3 maneiras de dobrar as mangas de maneira que fiquem bem arrumadas. 

5 FILMES QUE TODO O HOMEM DEVERIA ASSISTIR!

Muito além de livros de auto-ajuda (os quais são uma total mentira), nós homens precisamos de exemplos de masculinidade nas nossas vidas. Sem esses exemplos não conseguimos nos moldar, ou seja, não desenvolvemos o Homem com H maiúsculo que existe dentro de nós. No entanto, existem muitos filmes que podem exercer um papel importante no nosso desenvolvimento masculino e proporcionar esses exemplos de virilidade, vamos conhecer alguns deles e como eles podem nos ajudar a libertar nossa testosterona.