Pular para o conteúdo principal

CASACOS PARA O INVERNO

Enfim chegou o inverno, mais o tão aguardado frio característico da estação ainda não deu as caras. Pois bem, mesmo assim ainda está em tempo de você começar a pensar ou adquirir as peças que irá usar, principalmente os casacos para se manter aquecido nos dias frios. Neste post separei três  modelos de casacos que podem ser o diferencial na hora de montar seus looks, são peças clássicas que com certeza irão agregar muito estilo e sofisticação.

Pea Coat.

Pea Coat

pea coat é um dos casacos mais tradicionais e populares. O modelo pea coat é um casaco geralmente feito com lã grossa, com abotoamento duplo e gola larga, tradicionalmente vem na cor azul marinho e tem comprimento que vai até a altura dos quadris.


 Seus primeiros registros são século XVIII, quando era usado por marinheiros europeus para enfrentar as baixas temperaturas do trabalho em alto-mar.A razão do nome gera certa controvérsia, já que muitas fontes apontam o formato da gola, similar a uma ponta de âncora (apelidada de “pea” em inglês), como sendo responsável pelo apelido, porém existem alguns textos que falam sobre o exagerado número de botões (que chegam a 10) terem inspirado o nome, pois “pea”em inglês também quer dizer ervilha. Uma terceira explicação, menos notória parece fazer mais sentido, na verdade o nome vem da palavra holandesa “pij” que designa um tecido feito de lã áspera usado na confecção da peça em seus primórdios. 

Com o tempo o pea coat foi ganhando novas leituras, a lã deu lugar a outros tipos de tecido como sarja, jeans, tricoline e até moletom, seu comprimento também mudou, dando origem a uma versão mais longa chamada bridge coat (antes usada pelos oficiais da marinha) e até mesmo seus botões mudam em número, material e, em casos mais radicais, de posição.

Por tratar-se de uma peça de inverno democrática o pea coat permite diversas combinações com os mais variados tipos de roupa, do casual ao social, formando composições que agradam desde os jovens até os mais velhos.





 Trench Coat.



Trench-coat  ou “casaco das trincheiras” em português,  a duas prováveis teorias sobre sua origem, uma delas é  que foi um modelo de casaco adaptado pela marca inglesa Burberry em 1914 para atender todas as necessidades e acomodar o equipamento dos soldados britânicos, na Primeira Guerra Mundial. Inicialmente, eles eram produzidos com gabardine impermeabilizado, uma técnica criada e patenteada por Thomas Burberry em 1888

A modelagem era ampla, com uma fenda traseira a aba no peito era um reforço para o soldado apoiar a arma; a abas sobre os ombros serviam para carregar o quepe dobrado ou mapas o punho ajustado  protegia do vento frio, os bolsos fechados com tampas para melhor acomodar os pertences dos soldados.

O modelo ficou famoso e entrou na moda, quando artistas do cinema passaram  a usá-los, como Peter Sellers em Pantera Cor-de-rosaHumphrey Bogart em CasablancaAudrey Hepburn em Bonequinha de Luxo etcDepois disso ele virou mania e um dos maiores clássicos da moda do nosso tempo.


Trench coat
Trench coat Burberry

O casaco dispensa grandes produções na hora de montar looks, pois ele por si só compõe o visual perfeitamente, então evite o uso desnecessário de acessórios  para não haver o exagero e opte sempre pelo mais básico. Camisa ou camisetas, ambas as opções ficam bem, fique atento apenas aos detalhes. No caso das camisas, por exemplo, a gola já da um toque a mais no visual, sem a necessidade de outros acessórios, vai bem tanto com jeans ou com alfaiaria. Para os pés evite tênis de solado mais baixo, prefira os modelos high-top. No caso dos calçados mais formais, os de bico fino são mais recomendáveis.


Parka.



A parka (ou parca) foi desenvolvido a partir de casacos feitos pelos esquimós, assim como outro modelo de casaco usado no inverno o anorak, a diferença entre os dois é bem pequena, o anorak não tem uma abertura frontal, enquanto a parka pode ser aberta por meio de botões e/ou zíper. Apesar dessa “inspiração” nos agasalhos do habitantes do ártico, a adaptação da parka, para o modelo como é conhecida hoje, aconteceu no exército na década de 50, mas não demorou muito para que caísse no gosto dos jovens, principalmente dos Mods que acabaram ajudando a popularizar o casaco.


Modelo casaco Anorak

A parka é um casaco com capuz, mas existem algumas outras formas que ajudam a identificar a peça como o comprimento que, na maioria das vezes, vai até a metade da coxa, o cordão na cintura que  as vezes pode servir de cinto, deixando a silhueta acinturada, os dois bolsos que ficam logo baixo e a presença de martingales nos ombros, lembrando sua origem militar.

O modelo é ideal para montar looks casuais com um ar mais desencanado, aquela mistura de roupas estilosas, mas que fazem parecer que quem as usa está completamente a vontade. Jeans combinam muito bem, principalmente se acompanhados de um tênis ou até mesmo coturnos ou botas, contrastando com o casaco, na maioria das vezes neutro. Outra peça que faz um belo par com a parka é a malha, complementando o visual de inverno de um jeito cool.


A parka pode ser usada  da mesma maneira que um sobretudo ou trench coat, ou seja, por cima do terno e apesar de não ter o mesmo caimento. A parka além de ser uma opção tem estilo ganha pontos em proteção e funcionalidade graças a seu capuz, seus bolsos e seu conforto.




Parka
Casaco modelo parka


Então é isso, até á próxima. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA ALFAIATARIA

Considerada por muitos livros de História da Moda como uma das profissões mais antigas do mundo, o termo em inglês Tailor   existe desde 1927 e definia a profissão como " cortador de tecidos. Em português a palavra tem origem do árabe   alkhayyát   do verbo kháta que significa " coser ". 

COMO DOBRAR AS MANGAS DA CAMISA

Com as temperaturas em alta, uma boa maneira de conseguir aliviar  calor  para quem usa camisa de manga longa no dia a dia é dobrando as mangas. Neste post trago 3 maneiras de dobrar as mangas de maneira que fiquem bem arrumadas. 

DOBRA MILITAR

Quer aprender um jeito fácil , simples e rápido de se livrar da sobras de tecido da camisa, então siga este esquema super fácil e aprenda a usar a dobra militar. Então é isso, até a próxima.